Eu nasci em duque de caxias, baixada fluminense do rio de janeiro. E moro num quintal com 17 pessoas. Um número que pode mudar pra mais sempre. E em festa cresce exponencialmente, qualquer festa, qualquer. Eu sou filha única de uma mãe viúva. E tenho traços de filha única e tenho traços de filha de 4 mães (minha mãe, minha madrinha Beth, minha tia Núbia, minha tia Nívea, todas irmãs e vizinhas de quintal). A história que precisa uma aldeia inteira pra uma criança crescer é verdade aqui, sempre foi. E algo tão natural que fui descobrir já grande que nem todo mundo tinha isso. Aprendi a agradecer cedo também. Tenho sete primos aqui no quintal, mais as primas que ganhei dos meus primos, mais os filhos que estão surgindo. E a aldeia segue igual, todos por um. Não é bom sempre, nem harmonioso, nem organizado... Mas é sempre sempre um lugar seguro, e isso pra mim basta pra chamar um lugar de casa.
Estou escrevendo isso porque essa semana fui chamada pra gravar uma aula pra uma marca aí, precisa de uma parede branca, um espaço silencioso, luz, telefone 4k e com memória. E eu não tinha nada disso. Fico pensando se a galera sabe como só a parede branca e lisa já é difícil de se encontrar por aqui. Mas aí:
Meu primo, pai de um bebê de 6 meses, empurrou a casa dele inteira pra me ceder a única parede branca DO QUINTAL. Minha prima, mãe desse bebê, ficou a tarde inteira pelo quintal pra eu eu pudesse gravar lá. Minha mãe, minha tia e minha prima me emprestaram celulares pra testar, minha prima um computador porque eu estava sem. Um vídeo de 40 min aqui em caxias demandou um quintal inteiro, porque infraestrutura a gente não tem, mas tem um ao outro e ideias. E não acaba aí... Meu amigo também foi acionado e me emprestou mais um celular (no final foi o único que serviu). E uma outra amiga já tinha me emprestado o terraço dela. Meu namorado já tinha me ajudado a achar ângulo, luz e força de vontade das últimas vezes que tinha tentado.
O vídeo foi gravado e enviado, e na real nem se vai ser aceito porque luz do sol e silêncio são coisas que não andam juntas em caxias. Mas sigo na honra de ter tanto professor de yoga morando comigo e perto de mim
Unidade do yoga na ação ❤️